quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Desenhos da oficina de teatro

Durante os dias de férias, que passei no Algarve, tive o prazer e o privilégio de assistir e desenhar uma oficina de teatro, que estava a decorrer em Messines, e que teve a sua estreia no dia 29 de Julho.

Desde já agradeço aos intervenientes pela fantástica experiência: à encenadora Fernanda por ter aceite a minha proposta para este estudo de desenhos rápidos e em movimento; ao Rui pela força que me deu para realizar este trabalho; e principalmente às jovens actrizes: a Ana Miu e a Ana, a Mariana, a Catarina e a Filipa por terem sido vocês próprias e não se terem inibido pela minha presença. :)

Para ficarem com uma ideia do que se trata, um pouco da sinopse:
"Esta peça "As Alba" é o resultado do trabalho desenvolvido no âmbito da Oficina de Teatro II. (...) Este projecto teve como ponto de partida a obra "As Filhas de Bernarda Alba", de Frederico Garcia Lorca. (...)
Quando cinco jovens vivem uma vida sem escolhas, de sonhos emudecidos, paixões proibidas enlaçadas em invejas e maldades, os seus estados emocionais encontram correspondência no desequilíbrio e na solução trágica da morte."

Este estudo que fiz foi dividido em 3 dias, 2 ensaios normais e o ensaio geral, foram feitos 32 desenhos no total, sendo 12 deles no 1º dia, 8 no 2º dia e 12 no ensaio geral, entretanto ainda fiz uma 2ª versão de 3 desenhos. O objectivo inicial era apenas o de treinar o desenho rápido, captar o essencial sem grandes preocupações com pormenores. Os materiais usados foram os marcadores e/ou aguarela em papel cavalinho e/ou papel Canson ou similar. O resultado final superou as minhas expectativas, sem dúvida alguma.

Neste post vou mostrar apenas aqueles que para mim foram os melhores desenhos de cada dia. No entanto podem ver todos os 35 trabalhos, incluindo o cartaz, feito pela Joana, neste link.

E agora que já passei a fase dos agradecimentos e afins vamos ao que nos une aqui neste blogue, o gosto pelo desenho e, neste caso, o estudo da Oficina de Teatro "As Alba".

No 1º dia este foi o 1º desenho que fiz, comecei por desenhar com os marcadores e gostei tanto do resultado que continuei, até ao último dia, a desenhar quase todas as linhas principais com eles

2012-07 estudos as Alba - 1º dia_11

Outro dos primeiros que fiz foi este:

2012-07 estudos as Alba - 1º dia_02

E o seguinte já foi dos últimos desse dia. Já estava a aprimorar a técnica e este foi dos que mais gostei do resultado final:

2012-07 estudos as Alba - 1º dia_04

Entretanto ainda fiz umas investidas à caneta pilot e ao lápis de cor com um toquezinho de aguarela, do qual saiu este, mas tive que mudar para os marcadores porque perdia muito tempo a pintar com os lápis:

2012-07 estudos as Alba - 1º dia_01

No 2º dia fiz menos desenhos que nos outros dias porque quis experimentar outras técnicas, que não resultaram tão bem como queria, mas que mesmo assim ainda consegui uns resultados satisfatórios como foi o caso deste feito com marcador, pintado a lápis de cor e com um toque de aguarela:

2012-07 estudos as Alba - 2º dia_05

Ou este feito com caneta pilot, marcador e um pouco "aguarelado":

2012-07 estudos as Alba - 2º dia_06

Entre o 2º e o 3º dia, em casa, resolvi fazer novas versões de desenhos que não tinha gostado do primeiro resultado. Para estas novas versões usei a mesma técnica em todos, ou seja: marcador preto para os contornos e algum sombreado, marcador azul claro para algumas sombras e aguarela para o resto; o papel também já tinha alguma gramagem e serviu para testar o papel que iria usar no 3º dia, no dia do ensaio geral. O resultado, dessas versões, foi este:

2012-07 estudos as Alba - Ensaio_1

A 1ª versão deste desenho foi feita no 1 º dia e pode ser vista neste link.

2012-07 estudos as Alba - Ensaio_3

A 1ª versão deste desenho foi feita no 1 º dia e pode ser vista neste link.

2012-07 estudos as Alba - Ensaio_2

A 1ª versão deste desenho foi feita no 2 º dia e pode ser vista neste link.

E finalmente no último dia, o dia do ensaio geral, onde misturei praticamente todas as técnicas que tinha usado nos dias anteriores e tudo saiu, quase que diria, na perfeição :)
Neste dia usei o marcador preto para os contornos, o marcador azul para algumas sombras e aguarela para outras sombras; o tipo de papel foi o Canson, ou similar, todos eles com mais de 120 gramas. E para "aquecer" fui desenhando cada uma das actrizes enquanto ultimavam as suas cenas e personagens:

Esta é a Mariana que vestiu a pele da Madalena Alba:

2012-07 estudos as Alba - Ensaio Geral_03

A Catarina que fez de Amélia Alba:

2012-07 estudos as Alba - Ensaio Geral_04

A Ana Miu no papel de Adela Alba:

2012-07 estudos as Alba - Ensaio Geral_05

A Filipa na pele de Martírio Alba:

2012-07 estudos as Alba - Ensaio Geral_06

E a Ana que desempenhou o papel de Angustias Alba:

2012-07 estudos as Alba - Ensaio Geral_07

Durante o ensaio geral, propriamente dito, tentei captar o movimento e um pouco da atmosfera pesada, mas ao mesmo tempo fluída que cada uma das personagens transmitia: Aqui neste desenho temos a Madalena:

2012-07 estudos as Alba - Ensaio Geral_12

E neste a Angustias:

2012-07 estudos as Alba - Ensaio Geral_10

Bem acho que já chega de desenhos neste post, no entanto podem ver todos estes e os restantes trabalhos clicando neste link.

Embora neste dia tenha feito 12 desenhos, não fiz nem de perto aquilo que poderia ter feito se tivesse levado mais folhas. Estava tão concentrado a produzir a um ritmo alucinante, tipo 5 ou 10 minutos (não mais que isso) cada desenho, que cheguei a meio do ensaio e fiquei sem folhas para continuar a registar o acontecimento. Mas como tudo isto é uma aprendizagem e os meus níveis de aceitação estão melhorzinhos do que aquilo que eram, resolvi recostar-me na cadeira e desfrutar do resto do ensaio. :)

Mais uma vez agradeço a quem tornou isto possível. Um Grande Bem Haja.

Sem comentários:

Enviar um comentário