sábado, 3 de novembro de 2012

Retratos

Os meus amigos de vez em quando pedem-me para, a partir de fotografia, fazer uns desenhos deles ou das suas famílias.

Gosto de fazer este tipo de desenho porque nunca estou a desenhar pressionado pelo tempo, os modelos não se mexem :) e posso experimentar muita coisa até chegar ao resultado final.

Quando vejo a fotografia, que vou desenhar pela primeira vez, tenho logo uma ideia daquilo que posso fazer e como o vou fazer, no entanto há sempre espaço para o improviso e às vezes o resultado final não é aquilo que idealizo à primeira.

Aquilo que gosto de fazer neste tipo de desenho é realçar com cor um ou vários elementos da fotografia, geralmente tento não colocar cor na figura (leia-se tons de pele), mas posso pintar um ou outro elemento nessa mesma figura como seja uma t-shirt, um chapéu (como no caso deste post), um colar, etc.. Neste post vou mostrar os dois últimos trabalhos que fiz.

Neste primeiro pintei o gato a aguarela e os olhos do rapaz com lápis de cor (muito leve), optei por deixar a figura só com linhas, sem sombras, acho que funcionou muito bem:

2012-10 filho do Manuel

E neste pintei a aguarela os chapéus dos rapazes e dei uns tons, também a aguarela, no cabelo da rapariga e, claro uns tons de cinza para as sombras:

2012-11 Quim & Filhos

Sem comentários:

Enviar um comentário